sábado, 22 de junho de 2013

Grassmann. E Grassmann.

Marcello Grassmann morreu nesta última sexta-feira, 21 de junho. Não quero escrever sobre ele, agora; é preciso pensar muito e mais, antes. Ele me marcou profundamente, nessa conversa de horas e horas que reverbera até hoje. Fui entrevistá-lo numa época em que nem estava trabalhando, havia pedido demissão do jornal para me resolver como pessoa. Naquele meio tempo, tive um insight de ir procurá-lo. Eu sabia que era muito difícil, não falava com repórteres. Meu inconsciente o buscava, pelo simples contato que eu já havia tido com sua obra. As horas de nossa conversa me implodiram prédios. Grassmann foi ele e, assim, fez o maior bem que poderia fazer à humanidade. E a mim. 
Entrevista publicada no Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, em dezembro de 2011, um ano depois de nossa maior conversa. Grassmann é do interior, como eu. Nasceu em São Simão, vizinha de Ribeirão.
As fotos são da talentosa Joyce Cury e a edição é da querida mestra Rosana Zaidan.
E, por favor, não reparem no exagero dos anúncios, feios, mas necessários.










3 comentários:

  1. Na última exposição que Grassmann fez em São Paulo, eu estava lá, ali no Citibank da avenida Paulista. Tive uns dedos de prosa com ele, o suficiente pra sacar a simpatia e o astral deste que está entre os maiores gravadores do Brasil, ao lado de Mário Gruber e Evandro Carlos Jardim. Tirei vários fotos, ele estava dando uma entrevista para uma repórter da Cultura, que tentava descobrir quem era o grande desenhista e gravurista. Deixa uma obra única, permeada por figuras mágicas, cavaleiros vindos da idade média, guerreiros munidos de elmos e armamentos de metal, um imagínário incopíável. Grande perda. Veludo Amando de Barros - 1º julho 2013

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, tudo bem? Verdade. Nesse dia, no Citibank, vi uma marra dele para estar ali. E estava como ele era: perspicaz, certeiro.
      E que legal que você tem imagens desse dia!
      Um abraço,

      Excluir
  2. Wow, that's what I was searching for, what a material! existing here at this blog, thanks admin of this web site.

    Take a look at my weblog: kerala flights

    ResponderExcluir