Marcello Grassmann morreu nesta última sexta-feira, 21 de junho. Não quero escrever sobre ele, agora; é preciso pensar muito e mais, antes. Ele me marcou profundamente, nessa conversa de horas e horas que reverbera até hoje. Fui entrevistá-lo numa época em que nem estava trabalhando, havia pedido demissão do jornal para me resolver como pessoa. Naquele meio tempo, tive um insight de ir procurá-lo. Eu sabia que era muito difícil, não falava com repórteres. Meu inconsciente o buscava, pelo simples contato que eu já havia tido com sua obra. As horas de nossa conversa me implodiram prédios. Grassmann foi ele e, assim, fez o maior bem que poderia fazer à humanidade. E a mim.
Entrevista publicada no Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, em dezembro de 2011, um ano depois de nossa maior conversa. Grassmann é do interior, como eu. Nasceu em São Simão, vizinha de Ribeirão.
As fotos são da talentosa Joyce Cury e a edição é da querida mestra Rosana Zaidan.
E, por favor, não reparem no exagero dos anúncios, feios, mas necessários.
Na última exposição que Grassmann fez em São Paulo, eu estava lá, ali no Citibank da avenida Paulista. Tive uns dedos de prosa com ele, o suficiente pra sacar a simpatia e o astral deste que está entre os maiores gravadores do Brasil, ao lado de Mário Gruber e Evandro Carlos Jardim. Tirei vários fotos, ele estava dando uma entrevista para uma repórter da Cultura, que tentava descobrir quem era o grande desenhista e gravurista. Deixa uma obra única, permeada por figuras mágicas, cavaleiros vindos da idade média, guerreiros munidos de elmos e armamentos de metal, um imagínário incopíável. Grande perda. Veludo Amando de Barros - 1º julho 2013
ResponderExcluirOI, tudo bem? Verdade. Nesse dia, no Citibank, vi uma marra dele para estar ali. E estava como ele era: perspicaz, certeiro.
ExcluirE que legal que você tem imagens desse dia!
Um abraço,
Wow, that's what I was searching for, what a material! existing here at this blog, thanks admin of this web site.
ResponderExcluirTake a look at my weblog: kerala flights